Bem-vindos professores (as)!!!

Neste espaço você encontrará divulgação dos cursos que estão sendo realizados pela multiplicadora Elizane através do NTE de Canoinhas.
Abraços

segunda-feira, 30 de junho de 2008

APRESENTAÇÃO SLIDES

Hoje aprendemos a criar apresentações através de slides. A aula foi de grande valia, pois, também aprendemos a inserir figuras retiradas da internet nos slides. Eu e a Mari elaboramos uma apresentação das vogais para alunos da 1ª série, pois este recurso é muito interessante e desperta o interesse dos mesmos, principalmente por causa da estimulação visual.

terça-feira, 24 de junho de 2008

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA



Certamente a evolução tecnológica afetou muito nossas vidas, encurtou distâncias, ganhamos tempo, as informações ficaram rápidas e atualizadas, dentre outros fatores em que deixaram nosso dia a dia muito mais prático.
A mudança mais evidente e significativa nota-se em nossas escolas, a informatização dos dados da vida escolar dos alunos ajudou e muito na organização e praticidade do trabalho administrativo e pedagógico. A Internet surgiu como uma nova possibilidade de ampliação de pesquisas, interação e motivação para nossos alunos adquirirem conhecimento.
A Internet já faz parte do meu cotidiano, não há como deixar de usá-la, pois se tornou uma ferramenta pedagógica e pessoal indispensável, através dela, tarefas que antes demoravam um tempão, hoje realizo em alguns minutos e sem precisar deslocar-me de casa ou do trabalho, por exemplo. Outro fator que a Internet proporciona é a ampliação do conhecimento, possibilidade de estudar o assunto que deseja, sem fronteiras, discriminação ou classe social. Diria que com “Revolução Tecnológica” iniciou-se um novo marco na história, assim como a “Revolução Industrial”.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

UMA VERDADE SOBRE O USO DO ORKUT

Dias atrás recebi este e-mail de um amigo, achei interessante socializá-lo com vocês.
UMA VERDADE SOBRE O ORKUT

Texto de autoria de Marco André VizzorttiProfessor de Informática da USPDêem em uma pausa e reflitam sobre a verdade do que está escrito abaixo. O ORKUT apareceu como uma forma de contatar amigos, saber notícias de quem está distante e mandar recados. Hoje está sendo utilizado com o propósito de, creio ser o seu maior trunfo, obter informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira. Por que será que só no Brasil teve a repercussão que teve?Outras culturas hesitam em participar sua vida e dados de intimidade, de forma tão irresponsável e leviana.Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que seus filhos estavam sendo seqüestrados? Sua mãe idosa já foi seguida por uma quadrilha de malandros?Já te abordaram num barzinho, dizendo que te conhecia faz tempo?
Já foi a festas armadas para reencontrar os amigos de 30 anos atrás e não viu ninguém? Pois é. Ta tudo lá. No ORKUT.Com cinco minutos de navegação eu sei que você tem dois filhos, tem um namorado, estuda no colégio tal, freqüenta cinemas.E o melhor de tudo, com uma foto na mão, identifico seu rosto em meio a multidões, na porta do seu trabalho, no meio da rua. Afinal, já sei onde você está. É só ler os seus recadinhos. Faço um pedido:Quem quiser se expor assim, faça-o de forma consciente e depois não lamente, nem se desespere, caso seja vítima de uma armação.Mas poupe seus filhos, poupe sua vida Íntima.O bandido te ligou pra te extorquir dinheiro também porque você deixou. A foto dos meninos estava lá. Teu local de trabalho tava lá.A foto do hotel 5 estrelas na praia tava lá.A foto da moto que está na garagem estava lá.Realmente somos um povo muito inocente e deslumbrado. Por enquanto, temos ouvido falar de ameaças a crianças e idosos.Até que um dia a ameaça será fato real.Tarde demais.Se você me entendeu, ótimo!Reveja sua participação no ORKUT, ou ao menos suprima as fotos e imagens de seus filhos menores e parentes que não merecem passar por situações de risco que você os coloca. Se acha que não tenho razão, deve se achar invulnerável.Informo que pessoas muito próximas a mim e queridas já passaram por dramas gratuitos, sem perceber que tinham sido vítimas da própria imprudência.A falta de malícia para a vida nos induz a correr riscos desnecessáriosNão só de Orkut vive a maioria dos internautas.Temos uma infinidade de portas abertas e que por um descuido colocamos uma informação que pode nos prejudicar. Não conhecemos a pessoa ou as pessoas que estão do outro lado da rede..O papo pode ser muito bom, legal. Mas disponibilizar informações a nosso respeito pode se tornar perigoso ou desagradável.
Portanto, cuidado ao colocar certas informações na Internet. PS:- Passe a todos que você conhece e que utiliza o Orkut, 1Grau, Gazzag, NetQI, Blogs, Flogs, etc. para que todos tenhamos consciência sobre o assunto e possamos colaborar com a diminuição do crime.

Um abraço,
*Marco André Vizzortti*Professor de Informática da USP

USO DA INTERNET E OUTRAS TICs NA ESCOLA

O uso da internet na escola caracteriza-se como uma importante ferramenta pedagógica para auxiliar em pesquisas, socialização do conhecimento, interação; porém, penso que principalmente os jovens e adolescentes estão expondo demais suas vidas pessoais, nos orkuts, blogs, o que pode ser perigoso, pois revelam dados pessoais, fotos, para pessoas desconhecidas que podem ser mal intencionadas e que poderão utilizar os dados por exemplo para simular um falso seqüestro.
O desafio da educação é orientar e delimitar quais são os valores que devem reger o uso pelos alunos da internet, e-mail, blogs, orkut, câmeras e celulares, deixando claro as conseqüências das infrações que podem ser cometidas pela internet e que a legislação prevê como crime;
Ter noção das conseqüências dos atos é fundamental no processo educacional.
Entre os principais assuntos que devem ser abordados em sala de aula, estão:
i Liberdade de expressão;
i Privacidade;
i Proteção do direito de imagem;
i Direito autoral;
i Identidade digital;
i Crimes eletrônicos;
i Assédio eletrônico;
i Responsabilidade na internet.

Portanto, cabe à escola orientar aos pais e alunos sobre o que é legal, ético e alertá-los que tais situações podem ter repercussão até mesmo para os pais e responsáveis legais.
É indispensável nos dias atuais que o professor atualize-se e saiba utilizar os meios tecnológicos para poder planejar e orientar o aluno nas atividades de pesquisa, comunicação, entre outras.
Considerando a legislação vigente, cabe ao conselho escolar incluir no PPP da escola regras de conduta quanto às infrações virtuais. O uso do computador deve ser de maneira segura.O professor deve planejar suas aulas e não apenas solicitar pesquisas em que os alunos apenas fazem cópias fieis da internet e o professor ainda aceita sem questionar ou realizar um trabalho crítico acerta da situação.


Utilizar a Internet ou outra tecnologia, integrando-as na prática pedagógica não é algo tão fácil, requer dedicação e planejamento do professor, pois, o mesmo, deve ter clareza e domínio dos conceitos que deseja trabalhar, além utilizar estratégias adequadas visando propiciar um ambiente de aprendizagem ativa e significativa para os alunos através de ações inovadoras, como por exemplo, a incorporação das TICs (tecnologias de informação e comunicação) nos projetos de aprendizagem. Pois, o fio da meada não consiste no “encaixe” da tecnologia em todas as ações pedagógicas, e sim, na prática pedagógica e sua intencionalidade, e conseqüentemente sua incorporação à prática. Tudo isso, ainda deve estar integrado ao Projeto Político Pedagógico da Escola onde o conhecimento deve estar relacionado ao contexto em que se encontram os alunos.
O contexto da sociedade atual exige ações inovadoras que integrem dados – informações – conhecimento, o qual conseguimos através da aprendizagem ativa, mentes trabalhando, inovação e diversificação de estratégias. Penso que o trabalho com projetos é de grande valia para a melhoria da educação, pois, propicia a interdisciplinaridade (isso se planejado por toda comunidade escolar), interação ativa dos alunos, pesquisa/aprendizagem significativa, abre-se um leque grande para o conhecimento.
É preciso inovar, extinguindo da prática pedagógica, ações como: passar filmes longos para "tapar buraco" de professor que falta, vídeos sem planejamento ou sem mesmo o professor ter visto antes, uso do laboratório de informática sem um objetivo bem elaborado, para isso será preciso também mudar a concepção que os alunos tem do uso inadequado destas tecnologias.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

8º SEMINÁRIO AMBIENTAL DA RIGESA

Hoje (11/06), participei do 8º Seminário Ambiental da Rigesa. O evento estava muito bom, o tema central era sobre o "PLANETA TERRA" fizemos algumas oficinas com atividades práticas que podem ser aplicadas em sala de aula. Estes tipos de eventos deveriam acontecer com mais freqüência entre as escolas, pois além da socialização do conhecimento, reativa idéias e anima para a realização de projetos nas escolas. Que tal a GERED promover um seminário para a apresentação e socialização de projetos das escolas da nossa região que queiram participar?

segunda-feira, 9 de junho de 2008

FRASE DO DIA

"HÁ PESSOAS QUE FAZEM DO SOL UMA SIMPLES MANCHA AMARELA, MAS HÁ PESSOAS QUE FAZEM DE UMA SIMPLES MANCHA AMARELA O PRÓPRIO SOL"

Pablo Picasso