Bem-vindos professores (as)!!!

Neste espaço você encontrará divulgação dos cursos que estão sendo realizados pela multiplicadora Elizane através do NTE de Canoinhas.
Abraços

quinta-feira, 12 de junho de 2008

USO DA INTERNET E OUTRAS TICs NA ESCOLA

O uso da internet na escola caracteriza-se como uma importante ferramenta pedagógica para auxiliar em pesquisas, socialização do conhecimento, interação; porém, penso que principalmente os jovens e adolescentes estão expondo demais suas vidas pessoais, nos orkuts, blogs, o que pode ser perigoso, pois revelam dados pessoais, fotos, para pessoas desconhecidas que podem ser mal intencionadas e que poderão utilizar os dados por exemplo para simular um falso seqüestro.
O desafio da educação é orientar e delimitar quais são os valores que devem reger o uso pelos alunos da internet, e-mail, blogs, orkut, câmeras e celulares, deixando claro as conseqüências das infrações que podem ser cometidas pela internet e que a legislação prevê como crime;
Ter noção das conseqüências dos atos é fundamental no processo educacional.
Entre os principais assuntos que devem ser abordados em sala de aula, estão:
i Liberdade de expressão;
i Privacidade;
i Proteção do direito de imagem;
i Direito autoral;
i Identidade digital;
i Crimes eletrônicos;
i Assédio eletrônico;
i Responsabilidade na internet.

Portanto, cabe à escola orientar aos pais e alunos sobre o que é legal, ético e alertá-los que tais situações podem ter repercussão até mesmo para os pais e responsáveis legais.
É indispensável nos dias atuais que o professor atualize-se e saiba utilizar os meios tecnológicos para poder planejar e orientar o aluno nas atividades de pesquisa, comunicação, entre outras.
Considerando a legislação vigente, cabe ao conselho escolar incluir no PPP da escola regras de conduta quanto às infrações virtuais. O uso do computador deve ser de maneira segura.O professor deve planejar suas aulas e não apenas solicitar pesquisas em que os alunos apenas fazem cópias fieis da internet e o professor ainda aceita sem questionar ou realizar um trabalho crítico acerta da situação.


Utilizar a Internet ou outra tecnologia, integrando-as na prática pedagógica não é algo tão fácil, requer dedicação e planejamento do professor, pois, o mesmo, deve ter clareza e domínio dos conceitos que deseja trabalhar, além utilizar estratégias adequadas visando propiciar um ambiente de aprendizagem ativa e significativa para os alunos através de ações inovadoras, como por exemplo, a incorporação das TICs (tecnologias de informação e comunicação) nos projetos de aprendizagem. Pois, o fio da meada não consiste no “encaixe” da tecnologia em todas as ações pedagógicas, e sim, na prática pedagógica e sua intencionalidade, e conseqüentemente sua incorporação à prática. Tudo isso, ainda deve estar integrado ao Projeto Político Pedagógico da Escola onde o conhecimento deve estar relacionado ao contexto em que se encontram os alunos.
O contexto da sociedade atual exige ações inovadoras que integrem dados – informações – conhecimento, o qual conseguimos através da aprendizagem ativa, mentes trabalhando, inovação e diversificação de estratégias. Penso que o trabalho com projetos é de grande valia para a melhoria da educação, pois, propicia a interdisciplinaridade (isso se planejado por toda comunidade escolar), interação ativa dos alunos, pesquisa/aprendizagem significativa, abre-se um leque grande para o conhecimento.
É preciso inovar, extinguindo da prática pedagógica, ações como: passar filmes longos para "tapar buraco" de professor que falta, vídeos sem planejamento ou sem mesmo o professor ter visto antes, uso do laboratório de informática sem um objetivo bem elaborado, para isso será preciso também mudar a concepção que os alunos tem do uso inadequado destas tecnologias.

Um comentário:

Mari disse...

Oi Elizane!

Gosto de ler os assuntos de seu blogger,sempre tem coisas interessantes...
Estou com saudades de você.
Abraços da amiga